Esta obra modifica a compreensão que se tinha sobre o naturalismo em
literatura. Ela foge de chavões associados a esse movimento e traz para o cerne
da discussão o tema da moral, matéria ausente dos estudos literários a partir
do século xx, embora ocupasse
lugar central nas reflexões sobre literatura em períodos anteriores, quando se
acreditava que a leitura causava efeitos sobre o corpo e o modo de agir dos
leitores. A análise do papel da moralidade na concepção e na recepção das obras
ficcionais é aliada à discussão teórica sobre a representação da natureza na
arte. O exame desses temas se faz no embate com textos críticos em circulação
no período, minuciosamente localizados na imprensa e em publicações de fins do
século xix. Leandro Thomaz de
Almeida é capaz de compreender a literatura naturalista inserida em seu próprio
tempo, conhecendo a reação letrada, os modos de ler e avaliar romances, bem
como as reações de leitura mais frequentes naquele tempo. Com esse cabedal,
analisa três romances brasileiros e inova mais uma vez. No lugar de examinar
livros e autores canônicos, centenas de vezes estudados, volta-se para obras
importantes naquele momento, mas relegadas à sombra pelas histórias literárias
tradicionais: A Carne, de Júlio Ribeiro, Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, e Livro de uma
Sogra, de Aluísio Azevedo. E o faz de modo pouco usual nos estudos
literários, perguntando-se sobre como os sentidos e efeitos do texto foram
obtidos e não sobre qual a significação oculta por trás das palavras.
Articula-se, assim, uma discussão teórica e histórica à análise detida dos
romances. Não é preciso dizer mais. Este livro é uma lufada de ar fresco na
história da literatura brasileira.
Márcia Abreu
Sobre a autor
Autor: | Leandro Thomaz de Almeida |
Assunto: | Literatura, Naturalismo |
Editora: | Unifesp |
Ano: | 2020 |
Acabamento: | Brochura |
Páginas: | 216 |
ISBN: | 9786556320267 |
Edição: | 1ª |
Formato: | 14X21 |