Mais do que um mero “braço direito” de Nietzsche, Heinrich Köselitz (vulgo Peter Gast) constitui uma espinha dorsal no itinerário intelectual do filósofo alemão. Fruto de uma interlocução empreendida ao longo de quinze anos, a influência exercida por Gast sobre as ideias, o estilo e inclusive as vivências do autor de Assim Falava Zaratustra não pode ser legitimamente medida sem um exame atento daquilo que o compositor pensou e escreveu. Daí a importância da presente coletânea, Cultura, Ortografia e Música. Fazendo intervir três textos inéditos e seminais (“Leis no Curso de Desenvolvimento da Humanidade?”, “Sobre Ortografia” e “Sobre Música e Músicos”), bem como duas peças musicais originais de Gast e Nietzsche, respectivamente (Thorenlied e Gebet an das Leben), ela vem a lume justamente na esperança de sanar essa lacuna, visando contribuir, outrossim, com o estudo cuidadoso e edificante do legado nietzschiano.
Sobre o autor:
Johann Heinrich Köselitz, vulgo “PETER GAST”, nasceu em Annaberg-Buchholz, em janeiro de 1854. Compositor e escritor, foi aluno, amigo e “consultor” estético-musical de Nietzsche. Profundo conhecedor da escrita e dos finos expedientes estilísticos utilizados por este, Gast se tornou atuante, sobretudo, como revisor e colaborador de suas obras, figurando, assim, como parte integrante do legado nietzschiano.
Sobre o tradutor:
FERNANDO R. DE MORAES BARROS é professor associado dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em filosofia da Universidade de Brasília (UNB). Membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) e do grupo internacional de pesquisa HyperNietzsche, é autor de livros e diversos artigos, detendo-se, sobretudo, na ponderação sobre a filosofia da música e a estética filosófica, em geral.
Autor: | Peter Gast |
Assunto: | Nietzsche, Filosofia alemã, Música |
Editora: | Unifesp |
Ano: | 2021 |
Acabamento: | Brochura |
Páginas: | 168 |
ISBN: | 9786556321189 |
Edição: | 1ª |
Formato: | 14x21 |
Peso: | 0.550 Kg |