Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Fechar
  • ANOTANDO A CHINA

Sobre o livro:

Anotando a China: Viagem Psicanalítica ao Oriente é a última produção de Fabio Herrmann, organizada em livro em seus derradeiros meses de vida. “Produção”, e não “escrito”, porque combina textos psicanalítico-literários e fotografias que são inspirados e resultam de uma viagem de quarenta dias por Japão e China – uma viagem turística. Impactante, como escrevo em meu prefácio, também por ter sido realizada em meados de 2005, época “em que a China dava os primeiros passos para firmar-se como potência econômico-industrial no mundo e, com isso, desafiar o Ocidente, mas apresentando ainda grandes nichos de miséria, de população miserável”.

Este livro carrega o sentido de despedida por parte do autor, já muito doente enquanto o preparava. Nele, por essa forma que reúne fotos e textos psicanalítico-literários, Fabio percorre seu original pensamento em Psicanálise, à época já bastante divulgado. As imagens que as fotografias mostram, como comentários aos textos que as seguem ou precedem, constituem outra forma de o autor dar voz à produção teórica em Psicanálise.

A presente edição, que a Editora Unifesp patrocina, sobrevaloriza a obra de Fabio Herrmann por ser uma edição crítica. Foi organizada por Fernanda Sofio a partir de seu projeto de pós-doutorado realizado na Universidade de São Paulo e estendido na Universidade Columbia e no Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Princeton. A introdução que abre o livro, “A China Fala”, de autoria de Fernanda, propõe ser a produção de Fabio em Anotando a China uma nova poética em sua obra. Tomando a China e o Oriente como um “caso clínico” pensado e trabalhado por textos e imagens (fotos e grafismos operados digitalmente pelo autor), Fabio Herrmann, de acordo com Fernanda, dá a essas imagens a condição de metarrepresentações da realidade de que são objeto – sendo as imagens em si uma primeira representação para um recorte psicanalítico do mundo e de seu homem.

Complementam a presente edição crítica, que agora o leitor pode degustar, os comentários sobre o autor e sua obra feitos por intelectuais de três diferentes áreas – Lilia Moritz Schwarcz, Pedro Meira Monteiro e Renato Tardivo. Constituem guias para a viagem psicanalítica ao Oriente proposta por Fabio.


Sobre o autor

FABIO HERRMANN (1944-2006) era médico e psicanalista. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e da Federação Psicanalítica da América Latina. Formou-se em medicina na ᴜꜱᴘ (Universidade de São Paulo), já tendo se introduzido no estudo e na prática da Psicanálise. Tornou-se o autor de um original pensamento psicanalítico desenvolvido em vasta obra escrita, composta de uma dezena de livros e mais de uma centena de artigos publicados em jornais e revistas. Parte da invenção/descoberta freudiana do método interpretativo da Psicanálise, tendo se dedicado incansavelmente à exploração de sua condição simultânea de eficácia terapêutica e de construção de conhecimentos sobre o homem e seu estar no mundo.

Sobre a organizadora

FERNANDA SOFIO é doutora em Psicologia Social pela USP, psicóloga e psicanalista. Estuda a obra de Fabio Herrmann desde 2003. Autora de Literacura: Psicanálise como Forma Literária (Unifesp/Fapesp, 2015) e Psicanálise na UTI: Morte, Vida e Possíveis da Interpretação (Escuta/Fapesp, 2014). É organizadora do livro Psychoanalysis for Beginners and Beyond: and Other Selected Texts (Suny Press, no prelo), que contém sua tradução do livro O Que é Psicanálise, de Herrmann, além de nove artigos do autor, também traduzidos por ela.


Colaboradores

LEDA HERRMANN é psicanalista, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e doutora em psicologia clínica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Esposa e companheira de Fabio Herrmann por quase quarenta anos, acompanhou, desde seus primórdios, a produção teórica do autor, conhecida como Teoria dos Campos. Tem se dedicado à difusão desse pensamento psicanalítico, bem como à divulgação da obra escrita de Herrmann, tanto a publicada como a ainda inédita. Autora de Andaimes do Real: A Construção de um Pensamento (Casa do Psicólogo, 2007).

LILIA MORITZ SCHWARCZ é professora titular do Departamento de Antropologia da USP (Universidade de São Paulo); global professor de 2011 a 2016 e, desde então, visiting professor em Princeton. É autora de vários livros na área de antropologia e história. É curadora adjunta no Masp (Museu de Arte de São Paulo) e colunista do jornal Nexo.

PEDRO MEIRA MONTEIRO é professor titular na Princeton University, onde codirige o Brazil LAB (Luso-Afro-Brazilian Studies) e dirige o Department of Spanish and Portuguese. Tanto nos Estados Unidos como em outros países, tem oferecido cursos sobre literatura e sociedade com foco no Brasil. Entre os seminários que apresentou estão “#leiamulheres”, “The Subject in Disguise”, “Machado de Assis”, “Em Busca da Família Perdida” e “Sound and Sense”. É autor, tradutor e organizador de diversos livros, incluindo Signo e Desterro: Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil (Hucitec/E-galáxia, 2015), Conta-Gotas: Máximas & Reflexões (E-galáxia, 2016) e A Primeira Aula: Trânsitos da Literatura Brasileira no Estrangeiro (Itaú Cultural/Hedra, 2014, com versões em inglês e espanhol).

RENATO TARDIVO é psicanalista, escritor e doutor em Psicologia Social pela USP (Universidade de São Paulo). Realizou pós-doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e Capes e atualmente desenvolve pós-doutorado em Psicologia Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP (PCU/IPUSP). É professor universitário e tem ministrado diversos cursos sobre psicanálise e arte. É autor dos volumes de contos Do Avesso (Com-arte/USP, 2010), Silente (7Letras, 2012), Girassol Voltado para a Terra (Ateliê, 2015), da narrativa breve Castigo (E-galáxia, 2015) e dos ensaios Porvir Que Vem Antes de Tudo: Literatura e Cinema em Lavoura Arcaica (Ateliê/Fapesp, 2012) e Cenas em Jogo: Literatura, Cinema, Psicanálise (Ateliê/Fapesp, 2018).

Autor: Fabio Herrmann - Edição Crítica de Fernanda Sofio (Org.)
Assunto: Psicanálise
Ano: 2019
Acabamento: Brochura
Páginas: 200
ISBN: 9788555710605
Edição:
Formato: 18x25
Peso: 0, 420 Kg

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

ANOTANDO A CHINA

VIAGEM PSICANALÍTICA AO ORIENTE
Autor: FABIO HERRMANN

R$ 96,00

Adicionar a minha lista de desejos
Disponibilidade: Em estoque

Tags: Anotando a China Viagem Psicanalítica ao Oriente Fabio Herrmann Fernanda Sofio psicanalítico-literários otografias viagem Japão e China