• NIETZSCHE À LUZ DOS ANTIGOS

Sobre o livro

          Por meio da transvaloração dos valores, Nietzsche visou promover uma total reviravolta valorativa no Ocidente. Para levar esse projeto a cabo, ele considerou que seria mister atacar a escatologia, a transcendência e o dualismo que caracterizam a cosmovisão platônico-cristã, uma vez que essas noções seriam utilizadas para legitimar os valores que vigoram na civilização ocidental. Ao enxergar essa relação entre valores e cosmovisão, Nietzsche se empenhou em elaborar uma cosmologia caracterizada como um cristianismo e um platonismo invertidos. Em outros termos, para inverter a forma de valorar do Ocidente, também se faria necessário colocar de cabeça para baixo a cosmovisão que o norteia. Capaz de levar o homem ocidental a repensar a totalidade cósmica como pura imanência e a deslocar a noção de eternidade do “Céu” para “Terra”, essa “nova” cosmologia viria a minar os alicerces da moral vigente e, simultaneamente, preparar as bases para a criação de novos valores. Ao longo deste livro, iremos examinar a referida cosmologia e como o filósofo do Zaratustra a ela chegou partindo do pensamento de Heráclito e da física estoica.

Sobre o autor

            João Evangelista Tude de Melo Neto é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (usp) e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (ufrpe). É autor de 10 Lições sobre Nietzsche (Vozes) e de doze verbetes do Dicionário Nietzsche (gen/Loyola).

Sobre o grupo GEN

            Fundado em 1996, o gen – Grupo de Estudos Nietzsche é um grupo de pesquisa internacional, que reúne estudiosos brasileiros e pesquisadores europeus da filosofia nietzschiana. Hoje presente em todo o Brasil, do Ceará ao Rio Grande do Sul, continua a perseguir o propósito de fazer avançar as investigações sobre o pensamento de Nietzsche e promover a discussão acerca das questões que dele emergem. Além do intercâmbio permanente com as diversas Nietzsche Societies e centros de pesquisa internacionais, suas atividades organizam-se em torno dos Cadernos Nietzsche, publicados três vezes ao ano, dos Encontros Nietzsche, que ocorrem em diferentes pontos do país, e da Coleção Sendas & Veredas. [...] No contexto da Coleção Sendas & Veredas, a série Ensaios norteia-se por duas diretrizes básicas: a de trazer ao público brasileiro as mais diversas leituras do pensamento de Nietzsche, a fim de construir um fórum permanente de debates, e a de acolher trabalhos de especialistas estrangeiros de renome, estudiosos confirmados e jovens pesquisadores brasileiros, visando promover um diálogo entre diferentes gerações.

Scarlett Marton


Autor: João Evangelista Tude de Melo Neto
Assunto: Filosofia
Editora: Unifesp
Ano: 2020
Acabamento: Brochura
Páginas: 168
ISBN: 9786556320304
Edição:
Formato: 14x21
Peso: 0.225 Kg

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

NIETZSCHE À LUZ DOS ANTIGOS

A COSMOLOGIA
Autor: JOÃO EVANGELISTA TUDE DE MELO NETO

R$ 46,00

Adicionar a minha lista de desejos
Disponibilidade: Em estoque

Tags: Nietzsche Cosmologia física estóica filosofia estoicos estoicismo