• A SOMBRA DO MUNDO

O que enclausurar significa é o grande questionamento que podemos ler em A Sombra do Mundo.

Nesta obra, Fassin se propõe restituir à condição carcerária e à extensão do mundo punitivo a atenção do antropólogo crítico, a análise ampliada do sociólogo e a precisão do historiador. O autor evidencia como, na França do século XXI, as prisões estão superpovoadas de negros, árabes, pobres, desempregados. Esses são os grandes atingidos pelos esgotados processos de punição e de condenação moral. Da identificação e incriminação de pessoas à distribuição de sentenças de prisão, Fassin conclui que toda a lógica visa lembrar a cada um o seu lugar na sociedade. Não há como estudar a justiça sem atentar para as experiências cotidianas da injustiça que a retroalimentam.

Tudo isto é feito com a sobriedade e elegância hermenêuticas características do autor. Mais uma vez, ele deixa claro que o caminho a seguir é etnográfico. Vê nesta experiência de pesquisa e narrativa o melhor meio para compreender e dar a ler o mundo contemporâneo. Não é a primeira vez que Fassin nos oferece com maestria uma antropologia moral e política atual, acompanhada de vivas e literárias descrições. Mas é por ousar interpretar as lógicas da violência, os dispositivos de segurança, a clausura e a fragmentação dos direitos que Didier Fassin é hoje um dos intelectuais mais estimulantes das humanidades.

Susana Durão (Unicamp)

Sobre o autor:  Antropólogo, sociólogo e médico, DIDIER FASSIN é professor no Institute for Advanced Study de Princeton e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. É autor de cerca de vinte obras, traduzidas em sete línguas.

Autor: Didier Fassin
Assunto: Antropologia
Editora: Unifesp
Ano: 2019
Acabamento: Brochura
Páginas: 480
ISBN: 9788555710520
Edição:
Formato: 16x23
Peso: 0.702 Kg

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A SOMBRA DO MUNDO

UMA ANTROPOLOGIA DA CONDIÇÃO CARCERÁRIA
Autor: DIDIER FASSIN

R$ 80,00

Adicionar a minha lista de desejos
Disponibilidade: Em estoque

Tags: asombradomundo condiçãocarcerária prisões enclausurar